O POVO

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Zahlé Mezze Libanesa

Como é bom conhecer lugares novos, né? E o achado de hoje foi uma feliz experiência gastronômica: Zahlé Mezze Libanesa.
O restaurante é estruturado em um casarão centenário restaurado e lindamente decorado. Iniciando descrevendo o ambiente do restaurante, este é dividido em 3 ambientes: o externo, utilizado para happy hours, o interno e inferior, onde se tem a disposição do buffet, e o interno superior, onde se tem um salão que pode ser reservado para eventos. Detalhe também para a salinha de espera, bem aconchegante.
Ficamos no ambiente interno e inferior, onde a decoração nos remete à tradição árabe, inclusive a música ambiente. O local é muito agradável.







O que mais nos interessa: comida! Até então, nunca havia provado comida tipicamente libanesa, e me surpreendi com pratos e sabores inusitados e saborosos, tendo ainda como opção pratos contemporâneos. No horário do almoço, a casa oferece 2 opções ao cliente: self service no peso ou o modo buffet completo, incluindo a sobremesa. Nesse dia participamos do buffet completo e sobremesa à vontade, e nos esbaldamos. Tentei provar de tudo um pouco.

Para começar, a parte das entradas foi minha preferida: verduras, saladas diversas, e pastinhas deliciosas pra se comer com torradas.

Na foto abaixo: Tabuly (salada com folhas de hortelã e salsa, dentre outros), Salada verde, salada agridoce, azeitona em conserva e tomate seco
 Na foto abaixo: tomate seco, azeitona zappa chilena, cebola em conserva, alcaparras, salada de abobrinha, couve, pepino, salada de berinjela, quiabo
 Na foto abaixo: quibe cru (preparada com carne bovina crua, trigo, pimenta e sala. Deliciosa!), cebolas, Homus com Tahine (purê de grão-de-bico e pasta de gergelim. Deliciosa!), Babaganuche (Berinjela com tahine. Minha preferida!),  Berinjela frita com pasta de alho (pra quem gosta de alho, irá se esbaldar, pois é bem carregado. Eu não gostei!), Coalhada seca (Deliciosa!)
Na foto abaixo: esfirras e quibes

 Nos pratos abaixo algumas das entradas: tabuly, coalhada seca, berinjela, quibe cru, torradas, homus.
 Mais algumas das entradinhas: torradas, esfirras, quibes, tabuly, tomate seco, batata, quibe cru, berinjela, babaganuche, homus, e berinjela com allho.

Vamos aos pratos principais:

Na foto abaixo: carneiro dolameche (não provei), almôndega de kafta (bem gostosa)
 Na foto abaixo: charuto de repolho (achei sem graça, mas não é ruim), carne com quiabo (não provei)
 Na foto abaixo: frango com legumes (não provei), fuzile ao molho de tomate (delicioso)
 Na foto abaixo: risoto de camarão (adorei demais), lombo paulista com champignon
 Na foto abaixo: Empadão de frango (delicioso, muito saboroso)
 Na foto abaixo: arroz marroquino (onde leva castanhas e canela, achei delicioso e bem diferente), risoto de carneiro (bom)
 Na foto abaixo: arroz com alitria (não provei), arroz de lentilha (não provei)

Algumas das minhas opções: charuto de repolho, fuzile ao molho de tomate, risoto de camarão, arroz marroquino, risoto de carneiro, empadão de frango, almôndega de kafta.

Parte final: biscoitinhos e sobremesa.

Na foto abaixo: beleu (massa folheada recheada com amêndoas e calda de água de rosas. Delícia), mamuly com tâmara, mamuly de damasco e o do canta inferior esquerdo não sei o nome e foi o meu preferido.
 Na foto abaixo: torta de chocolate (o que mais gostei), torta de limão (boa), figo em caldas (não comi), pudim de geléia de damasco (não senti muita diferença do pudim comum,, e o pudim tava queimadinho no fundo)
 Nossas escolhas: Beleu, mamuly de tâmara, mamuly de damasco e o outro não sei o nome e foi meu preferido (acho que seria a baklava - com nozes e mel)
 Na foto abaixo: pudim e torta de limão
 Na foto abaixo: pudim, torta de chocolate e mousse romeu e julieta.

Enfim, o atendimento feito pelo Paulo foi nota 10, muito atencioso e prestativo em nos explicar os pratos. Vale a pena conhecer!
Informação interessante: todo primeiro sábado de cada mês há a produção da Noite Árabe, com show de dança do ventre. Interessante reservar antes, pois o local lota.