O POVO

domingo, 13 de novembro de 2011

3º Grand Shrimp Festival (Festival de Camarão da Costa Negra)

Aconteceu nesse final de semana, dos dias 11 a 13 de novembro de 2011, na Fazenda Cacimbas, na cidade de Acaraú-CE,o 3º Festival Internacional do Camarão da Costa Negra. 


Além de shows, a estrela principal do Festival era o camarão, em que contava com a presença de chefs nacionais e internacionais, alguns deles preparando pratos com a iguaria, e no final de cada dia suas criações eram julgadas por especialistas. Além disso houve palestras, workshops, cursos, feira de degustação e muito mais.



Esse ano eles receberam o selo que comprova a qualidade do camarão para exportação e coloca o produto cearense entre os melhores do mundo.

Então é isso, minha família é de Acaraú e não perderam o evento (apenas eu perdi! hehehe), então conto com a colaboração, mais uma vez, da minha cunhadinha Claudinha.




Os chefs que estavam concorrendo

Os jurados



Os pratos que estavam concorrendo no primeiro dia (11/11)
(Idéias interessantes pra quem se arrisca na cozinha ou gosta de decorar pratos de uma forma diferente)


Prato nº1 (Restaurante Maee - Chef Stênio Machado - Fortaleza-CE)

Prato: Mares Escuros (camarões grelhados no azeite servido com moedas de queijo fresco caseiro, tilápia ao vapor e batata chip caseira ao molho de framboesa)



Prato nº2 (Restaurante De Tommaso - Chef Thassia Godoy - Natal-RN)

Prato: Camarão da Vida (Camarão defumado com cereja flambada no conhaque, guarnecido com emulsão de carnaúba, angu com mastruz e toques de tapioca)


Prato nº3 (Restaurante Villa Mango - Chef Liliane Pereira - Icaraí de Amontada-CE)

Prato: Camarão Sr. do Engenho (Camarão puxado no azeite, guarnecido com deliciosa redução de rapadura com cachaça)

Prato nº 4 (Restaurante Medit - Chef Valdemir Segundo - Fortaleza-CE)

Prato: Camarão à Norte Sul (Camarão grelhado no azeite, alho com molho de tomate, purê de mandioquinha, creme de espinafre e molho holandês)

Prato nº 5 (Restaurante Fashion Gourmet - Chef Camila Câmara - Fortaleza-CE)

Prato: Camarão ao Molho de Champagne com uvas verdes (Camarão ao champagne com uvas verdes, servido com risoto de açafrão, champignon e parmesão)
Minha cunhada apreciou esse prato e adorou...

Prato nº 6 (Restaurante Lautrec - Chef Bia Leitão - Fortaleza-CE)


PRATO CAMPEÃO: Cassoulet do Mar (Camarões marinados sob um saboroso ensopado de feijão branco e frutos do mar - camarão, polvo, mexilhão, lula - com legumes da terra grelhados - quiabo, jerimum, abobrinha e batata)