O POVO

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Bar do Mincharia

Mincharia era o apelido de Antônio Aurílio Gurgel, e este era um grande boêmio por volta dos anos 60. Recebia em sua casa figuras ilustres e até desconhecidos. Com o seu falecimento, seus amigos o homenagearam com um ponto de encontro entre eles: Confraria do Mincharia (1985).
Um tempo depois recebeu o nome de Casa do Mincharia e passou a ser aberto ao público, estando localizado na Praia de Iracema. Posteriormente, passou a funcionar, em frente à casa, o Largo do Mincharia. E atualmente recebe o nome de "Bar, o Mincharia", que teve uma reinauguração em abril deste ano e funciona em um agradável quiosque. Enfim, ainda hoje uns chamam de Bar, outros de Casa, alguns de Confraria e até de Largo, mas tudo remete ao mesmo lugar boêmio. 
A Prefeitura de Fortaleza reconheceu a tradição do bar e permitiu sua permanência na revitalização da Praia de Iracema.


Às sextas e sábados o movimento aumenta por conta da música ao vivo, a partir das 19h, predominando o MPB.

A paisagem não poderia ser mais nostálgica, com pés de oiticicas e castanholas quase centenárias sombreando as mesas do bar, assim como a vista do calçadão com famílias passeando, andando de bicicleta ou patins e o mar belíssimo ao fundo.

Próximo ao bar....
(Calçadão da Praia de Iracema, em frente ao bar)

(Vista do Espigão)

(Espigão)

Depois de caminharmos pelo calçadão da Praia de Iracema e depois de apreciarmos esse lindo pôr-do-sol, fomos até o bar do Mincharia escolher algo pra comer...algumas das opções...


Decidimos pedir 2 caldos de peixe, acompanhados de torradinha...e pra beber uma jarra de água de coco. O caldo estava extremamente saboroso...Recomendo!

Recomendam bastante o arroz de camarão de lá e a casquinha de caranguejo. Mas essas ficam pra uma próxima!

Outro atrativo é o Pré-Carnaval Infantil que funciona na frente do local. Com uma programação de oficina de instrumentos musicais e até concurso de fantasias.
Horário: 15h/0h (sáb. a partir das 9h; fecha dom.)
Fonte: Fortaleza Nobre e Fortaleza em Fotos