O POVO

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Zahlé Mezze Libanesa

Como é bom conhecer lugares novos, né? E o achado de hoje foi uma feliz experiência gastronômica: Zahlé Mezze Libanesa.
O restaurante é estruturado em um casarão centenário restaurado e lindamente decorado. Iniciando descrevendo o ambiente do restaurante, este é dividido em 3 ambientes: o externo, utilizado para happy hours, o interno e inferior, onde se tem a disposição do buffet, e o interno superior, onde se tem um salão que pode ser reservado para eventos. Detalhe também para a salinha de espera, bem aconchegante.
Ficamos no ambiente interno e inferior, onde a decoração nos remete à tradição árabe, inclusive a música ambiente. O local é muito agradável.







O que mais nos interessa: comida! Até então, nunca havia provado comida tipicamente libanesa, e me surpreendi com pratos e sabores inusitados e saborosos, tendo ainda como opção pratos contemporâneos. No horário do almoço, a casa oferece 2 opções ao cliente: self service no peso ou o modo buffet completo, incluindo a sobremesa. Nesse dia participamos do buffet completo e sobremesa à vontade, e nos esbaldamos. Tentei provar de tudo um pouco.

Para começar, a parte das entradas foi minha preferida: verduras, saladas diversas, e pastinhas deliciosas pra se comer com torradas.

Na foto abaixo: Tabuly (salada com folhas de hortelã e salsa, dentre outros), Salada verde, salada agridoce, azeitona em conserva e tomate seco
 Na foto abaixo: tomate seco, azeitona zappa chilena, cebola em conserva, alcaparras, salada de abobrinha, couve, pepino, salada de berinjela, quiabo
 Na foto abaixo: quibe cru (preparada com carne bovina crua, trigo, pimenta e sala. Deliciosa!), cebolas, Homus com Tahine (purê de grão-de-bico e pasta de gergelim. Deliciosa!), Babaganuche (Berinjela com tahine. Minha preferida!),  Berinjela frita com pasta de alho (pra quem gosta de alho, irá se esbaldar, pois é bem carregado. Eu não gostei!), Coalhada seca (Deliciosa!)
Na foto abaixo: esfirras e quibes

 Nos pratos abaixo algumas das entradas: tabuly, coalhada seca, berinjela, quibe cru, torradas, homus.
 Mais algumas das entradinhas: torradas, esfirras, quibes, tabuly, tomate seco, batata, quibe cru, berinjela, babaganuche, homus, e berinjela com allho.

Vamos aos pratos principais:

Na foto abaixo: carneiro dolameche (não provei), almôndega de kafta (bem gostosa)
 Na foto abaixo: charuto de repolho (achei sem graça, mas não é ruim), carne com quiabo (não provei)
 Na foto abaixo: frango com legumes (não provei), fuzile ao molho de tomate (delicioso)
 Na foto abaixo: risoto de camarão (adorei demais), lombo paulista com champignon
 Na foto abaixo: Empadão de frango (delicioso, muito saboroso)
 Na foto abaixo: arroz marroquino (onde leva castanhas e canela, achei delicioso e bem diferente), risoto de carneiro (bom)
 Na foto abaixo: arroz com alitria (não provei), arroz de lentilha (não provei)

Algumas das minhas opções: charuto de repolho, fuzile ao molho de tomate, risoto de camarão, arroz marroquino, risoto de carneiro, empadão de frango, almôndega de kafta.

Parte final: biscoitinhos e sobremesa.

Na foto abaixo: beleu (massa folheada recheada com amêndoas e calda de água de rosas. Delícia), mamuly com tâmara, mamuly de damasco e o do canta inferior esquerdo não sei o nome e foi o meu preferido.
 Na foto abaixo: torta de chocolate (o que mais gostei), torta de limão (boa), figo em caldas (não comi), pudim de geléia de damasco (não senti muita diferença do pudim comum,, e o pudim tava queimadinho no fundo)
 Nossas escolhas: Beleu, mamuly de tâmara, mamuly de damasco e o outro não sei o nome e foi meu preferido (acho que seria a baklava - com nozes e mel)
 Na foto abaixo: pudim e torta de limão
 Na foto abaixo: pudim, torta de chocolate e mousse romeu e julieta.

Enfim, o atendimento feito pelo Paulo foi nota 10, muito atencioso e prestativo em nos explicar os pratos. Vale a pena conhecer!
Informação interessante: todo primeiro sábado de cada mês há a produção da Noite Árabe, com show de dança do ventre. Interessante reservar antes, pois o local lota.

9 comentários:

  1. Muito bom o seu post. Gostei demais das fotos. Já estive lá e achei interessante. Não digo que seja minha comida predileta, mas vale muito a pena conhecer.
    Obrigada por compartilhar esse lugar tb.
    Bom final de semana. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu que adoro esse tipo de comida, recomendo! Um pouco apimentada... bem diferente e super gostosa. Se eu não me engano tem um dia na semana que tem show com dança do ventre... E vc pode encomendar esfirras, tabule, kibe cru para casa tb! Eu já fiz uma noite árabe em casa com direito a tudo isso! Fica bom demaisssss...
    Saudades, minha linda! Semana que vem suas surpresas do dia dos namorados estarão lá no blog! beijocas

    ResponderExcluir
  3. Ai amiga, fiquei desejando essas comidinhas arabes...amoooo Homus, kibe, esfirra, tabule, arroz marroquino...HUUMMMMM

    ResponderExcluir
  4. Definitivamente, eu iria. Os pratos são deliciosos só de ver. Adorei as dicas, as ressalvas de um e de outro prato. O ambiente me agrada e e buffet completo com sobremesa ainda.. é para ficar horas a fio curtindo esse lugar. Adorei seu blog e as dicas, pena não estar em Fortaleza para fazer o teste do garfo.. rsrs =P

    ResponderExcluir
  5. Eu não entendi muito bem a pergunta que vc fez em meu blog. Você queria saber se eu compro pronto o tahine? Se for isso, eu compro essa pasta pronta, eu acrescento no mexidinho no final do processo.

    abraço

    Daniel Deywes
    blog Feito na Hora

    ResponderExcluir
  6. Sarocaaaaaaa! Que loucura isso, menina! Fiquei doidinha pra conhecer! As comidas parecem uma delícia e o ambiente é lindo! Sem falar que é diferente, né?! Sempre bom mudar de ares! Minha irmã foi à loucura com o Shake Pizza! Tô pensando em passar lá essa semana! Depois te conto! Beijoquinha e obrigada pelas visitas no meu blog! =)

    ResponderExcluir
  7. Oi Sara que bela seleção de fotos, gosto muito da culinária árabe, elas geralmente são mais condimentadas e gosto de pratos assim, o ambiente é lindo, e os pratos lindos e deliciosos com certeza. Adorei, bjocas

    ResponderExcluir
  8. Amei a dica, estava mesmo pensando em um jantarzinho diferente com meu esposo no dia dos namorados.Valeu mesmo.

    ResponderExcluir